Diagnóstico organizacional

O que é um diagnóstico organizacional?

Quando estamos doentes ou com dores, procuramos um médico ou um dentista para que ele possa descobrir o que há de errado com o nosso organismo.

Após diagnosticar o problema, eles vão receitar um remédio ou algum outro método para curar aquilo que está nos fazendo mal ou dor.

No caso de um diagnóstico organizacional, o raciocínio é bem semelhante. Para as entidades de pequeno, médio ou grande porte, com ou sem finalidade lucrativa, o diagnóstico é uma ferramenta que apresenta uma visão mais ampla, clara e precisa sobre diversos aspectos que as envolvem. O diagnóstico se aplica em todos os setores de uma entidade, como:
→ Operacional
→ Administrativo
→ Financeiro
→ Recursos humanos
→ Comercial (em especial a LGPD entrando em vigor em fev/20 e com pesadas multas)

Trata-se de um procedimento que tem como objetivo evidenciar problemas e oportunidades, além de permitir que seus administradores tomem decisões estratégicas mais assertivas.

Esse procedimento possibilita, por meio de uma abordagem direta, propor soluções para aquilo que de fato compromete a “saúde” de sua entidade, tornando-a mais preparada para enfrentar o mercado cada vez mais competitivo.

Para efetuar um diagnóstico organizacional deve-se decidir em efetuar pelo menos o seguinte:

Coleta de informações
Deve envolver diferentes áreas da empresa: finanças, marketing, vendas, recursos humanos, logística, processos, etc.

Entrevistas
Questione supervisores e executantes sobre a atual situação de seus respectivos setores, convindo ir preparado com um roteiro de perguntas a serem feitas.

Relatórios
Examine os relatórios periódicos de cada área da empresa, pois contêm informações relevantes sobre procedimentos na entidade.

Observação de campo
Observe e analise a forma de perto da rotina de trabalho da entidade: como os funcionários operam e como os procedimentos se dão na prática, quais os principais erros e acertos, etc. Lembre sempre que, para que a observação de campo tenha eficácia, é fundamental que o observador não interfira na execução das atividades.

A Binah Auditores, com mais de 50 anos de atuação, além de auditoria atua em consultoria, especializada na implantação de Compliance, está te dando de presente um diagnóstico SWOT que pode variar em torno de R$ 2.400,00 a R$4.800,00, dependendo do porte de sua entidade, mas só o faremos para os 10 primeiros que entrarem em contato conosco até 30 de novembro de 2019.

SWOT é um termo em inglês que se refere a um conjunto de quatro palavras: “Strengths”, “Weaknesses”, “Opportunities” e “Threats”. Traduzidas para o português, elas significam “Forças”, “Fraquezas”, “Oportunidades” e “Ameaças”.
VEJA OUTRAS NOTÍCIAS