SERVIÇOS

SERVIÇOS

Auditoria e Consultoria são reflexos de um trabalho planejado, revisado e de orientação participativa com os clientes, através de reuniões e relatórios para tomada de decisões destinadas a aprimorar seus controles, liberando o empresário para focar na sua atividade fim.

Salientamos a importância da contratação dos serviços de auditoria e de uma consultoria, ser tratada como um investimento, porque visa auxiliar sua empresa com revisões, análises e relatórios, que servirão de base para certificação, aprimoramento de seus controles e, em decorrência, melhor gestão de seu negócio.
  • AUDITORIA
    Auditoria é um exame sistemático por meio de testes seletivos, abrangendo atividades e controles em determinada entidade ou setor, tendo por finalidade averiguar se estão de acordo com as normas instituídas previamente com: disposições fiscais e legais, se funcionam com eficácia e se estão adequadas.

    As auditorias podem diferir, pois dependem de seus objetivos, das atividades para os quais a utilizam e dos relatórios que se espera receber dos auditores.

    É prerrogativa de Contador, mas como todas as atividades têm sua especialização, deve-se confiar esse trabalho a Contadores registrados no Conselho Nacional dos Auditores Independentes -CNAI, cujo cadastro foi instituído pelo Conselho Federal de Contabilidade em resposta às exigências da CVM – Comissão de Valores Mobiliários e ao Banco Central do Brasil.

    Basta ir em: http://www.cfc.org.br/sisweb/siscnai/externaConsultaCadastro.aspx e inserir alguns dados do contador para saber se está cadastrado ou não no CNAI. Para saber se está registrado na CVM basta ir em: http://sistemas.cvm.gov.br/?CadGeral

    Os sócios da BINAH estão registrados no CNAI e a BINAH está registrada na CVM.
  • AUDITORIA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
    A auditoria das demonstrações contábeis tem por objetivo informar se as demonstrações contábeis representam adequadamente ou não a situação patrimonial, financeira e econômica da entidade em uma determinada data.

    De fato é um serviço destinado a terceiros e não à própria entidade. É utilizada para atender exigências de licitações, órgãos reguladores, financiamentos e outros. Na verdade, para a entidade o útil é o relatório de avaliação dos controles internos e procedimentos contábeis que os auditores emitem pelo fato de analisarem a entidade como um todo.

    Esta é uma das principais atividades da BINAH AUDITORES.
  • AUDITORIA INTERNA
    Originalmente são atividades desenvolvidas por um departamento existente dentro da empresa, mas como vários serviços, essas atividades vêm sendo terceirizadas. As causas são a necessidade de o corpo diretivo dirigir seu foco para os negócios e a especialização requerida desses auditores.

    Assim, é comum contratar uma firma de auditores independentes para execução dessas tarefas que consistem usualmente em auditar os demais setores dentro da empresa, da segurança dos controles internos e se estão sendo entendidas e cumpridas as normas existentes.

    Considerando a experiência e anos de atividades em seu ramo, a BINAH, por meio de seus sócios e gerentes, vem desenvolvendo essas atividades de forma sistemática nas áreas, administrativa, financeira, fiscal e até comercial das empresas.
  • DIAGNÓSTICO
    O diagnóstico empresarial é como tirar uma foto da entidade ou parte dela para identificar seus pontos vulneráveis objetivando reduzir custos e aumentar a segurança dos controles internos.

    O profissional é designado de Consultor e pode ser desenvolvida por auditores, administradores ou engenheiros, pois depende da atividade ou setor da empresa que se pretende diagnosticar.

    É um trabalho ágil, pois o relatório se restringe a realçar os riscos e deficiências, indicar o tratamento que se faz necessário e o respectivo preço do serviço de consultoria a ser executado.

    Considerando a expertise de seus sócios e gerentes, a BINAH reúne condições de apresentar diagnósticos em poucos dias e a preços acessíveis.
  • CONSULTORIA EMPRESARIAL
    O consultor é uma pessoa com experiência em várias empresas. Ele seleciona o que viu de melhor nas atividades nas quais se especializou para saber adaptar na empresa onde irá aplicar seus conhecimentos.

    A sua principal vantagem é de atuar de forma imparcial e com a visão do todo, lhe permite entender melhor o entrelaçamento das atividades para identificar:

    → Eliminação de tarefas não essenciais ou em duplicidade;
    → Estabelecimento de normas e rotinas de procedimentos para evitar o desvio de sua finalidade;
    → Treinamento do pessoal para execução das novas tarefas estabelecidas;
    → Riscos no acúmulo de funções;
    → De preferência deve ser desenvolvido de forma participativa com o pessoal da empresa.

    Esse trabalho participativo se dá através com exploração de ideias visando a obtenção das melhores de um grupo de pessoas. Em síntese, trata-se de um brainstorming com ênfase nos problemas.

    Esta também é uma das principais atividades da Binah Auditores e também se aplica a empresas auditadas por outras firmas de auditoria, as quais não reúnem condições de colocar em prática as recomendações constantes em relatórios de avaliação dos controles internos e procedimentos contábeis de seus auditores, já que estão eticamente impedidos de executar ambas as funções, de auditor e consultor.
  • RELATÓRIO DE CONSULTORIA
    O relatório de consultoria se assemelha a um manual de procedimentos da própria empresa sendo muito útil nas que apresentam maior rotatividade de pessoal.

    Geralmente o relatório apresenta:

    → Organograma
    → Descrição de tarefas e relatórios
    → Fluxograma

    É usual que o novo funcionário tente implantar seu método de trabalho quando chega à empresa, como ele não tem a visão global dos controles mantidos, há uma grande possibilidade de se fazer serviços em duplicidade ou desnecessários. Para evitar tais ocorrências é conveniente manter um contato permanente com seus consultores para avaliarem a implementação dessas ideias.

    Nestes casos, no treinamento dos funcionários, a Binah obtém dos mesmos um termo assinado declarando estarem habilitados para tais atividades.
  • ASSESSORIA CONTÁBIL E TRIBUTÁRIA
    É comum, em especial nas pequenas e médias empresas, o atraso na escrituração contábil e que muitos empresários julgam ser apenas uma burocracia para atender normas fiscais, não dando às mesmas a devida atenção. Assim, como esperam ser bem sucedidos sem interpretarem ou utilizarem os demonstrativos contábeis, que devem representar a real situação econômica e financeira da empresa?

    Sem as demonstrações contábeis atualizadas e transparentes, como ser bem sucedido nas licitações e nos pedidos de investimentos e financiamentos?

    Mantendo custos e despesas sem administração, falta de controles internos e uma completa confusão entre as finanças dos sócios e da empresa ocasionam o maior nível de insolvência entre as pequenas e médias empresas e, por decorrência, na esfera comercial, sem saber onde se ganha ou se perde e, sem os devidos controles sobre a equipe de vendas, ocasiona um colapso nas empresas.

    Assim e com informes atualizados torna-se exequível desenvolver:

    → Gestão do endividamento da empresa (passivo financeiro e contingente);
    → Gestão do fluxo de caixa (contas a pagar, a receber, estoques e disponibilidades);
    → Gestão financeira estratégica (projeções de caixa, resultado econômico, opções de captação de recursos de curto e longo prazo);
    → Gestão de um planejamento tributário com o objetivo de minimizar seus impactos sobre os custos totais.

    A vivência da Binah e sua expertise na interpretação de relatórios financeiros permitem com real facilidade entender e prescrever os meios necessários para uma adequada gestão das empresas.
  • DUE DILIGENCE
    É o processo de revisão das informações e dados de uma empresa, com o objetivo de permitir que se conheça, em detalhes, a real situação antes de processos de fusões e aquisições.

    Tipos de due diligence

    - Contábil e financeira;
    - Tributária;
    - Trabalhista;
    - Legal;
    - Meio-ambiente;
    - Tecnologia da informação;
    - Outras.

    Para o comprador

    - Identificar e gerenciar riscos de diversas áreas (ambiental, TI, fiscais, trabalhistas, financeiros);
    - Confirmar a rentabilidade da operação (EBITDA);
    - Base de cálculo do goodwill;
    - Quantificação do patrimônio contábil;
    - Conhecer melhor o funcionamento da empresa;
    - Entender melhor a gestão administrativa e contábil;
    - Conhecer o ambiente de controles internos;
    - Avaliação de pessoas "chave".

    Para o vendedor<

    - Preparação para o processo de negociação ou saber como está o negócio sob uma ótica externa;
    - Antecipar problemas e prever soluções (due diligence preventiva);
    - Auxílio para a formação do preço de venda do negócio sob uma ótica externa.
  • CONTABILIDADE
    Registro dos atos e fatos de natureza econômico-financeira que afetam o patrimônio de uma Entidade. Os principais serviços são:

    • Classificação e escrituração da contabilidade de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil;

    • Conciliação de contas patrimoniais e análises contábeis;

    • Elaboração de balancetes mensais;

    • Demonstrações Contábeis Anuais;

    • Geração dos livros comerciais em papel ou eletrônicos: Diário Geral e Razão Contábil.
  • FISCAL
    Registro dos fatos do dia a dia, servindo como base para apuração de impostos e atendimento das obrigações fiscais (acessórias). Para evitar problemas futuros deve ser realizado um trabalho ético além de acompanhamento constante das alterações na legislação. Os principais serviços são:

    • Escrituração dos registros fiscais do ISS e elaboração das guias de informação e de recolhimento dos tributos devidos;

    • Escrituração dos livros fiscais obrigatórios exigidos pela legislação: Federal, Estadual e Municipal;

    • Apuração dos impostos e contribuições: PIS, COFINS, ISS, IRPF, CSLL e IRPJ e emissão das respectivas guias para recolhimento, de acordo com regime de tributação optado pela empresa;

    • Elaboração e acompanhamento das obrigações Fisco-Contábeis: GFIP, CAGED, RAIS, EFD Contribuições e IPI/ICMS, DCTF, ECD, ECF, DIRF, informe de rendimento PJ e PF, declarações municipais, SISCOSERV, STDA e DASN.
  • SOCIETÁRIO
    Formalização de uma empresa, com seus direitos e obrigações em atendimento à Lei nº 10.406/2002 (Código Civil Brasileiro). As principais rotinas são:

    • Revisão de contratos sociais;

    • Abertura e encerramentos de empresas em geral;

    • Alterações contratuais;

    • Certidões negativas;

    • Parcelamento de débitos em todas as esferas;

    • Reorganização societária.
  • DEPARTAMENTO PESSOAL
    Responsável pelos processos burocráticos dos funcionários, por exemplo; a contratação, remuneração de salários, férias, 13º salário, etc. Os principais serviços são:

    • Orientação e controle da aplicação dos preceitos da Consolidação das Leis do Trabalho, bem como aqueles atinentes à Previdência Social, PIS, FGTS e outros aplicáveis às relações de emprego mantidas pela CONTRATANTE, tais como convenções coletivas de trabalho;

    • Manutenção dos Registros de Empregados e serviços correlatos;

    • Elaboração da Folha de Pagamento dos empregados, bem como das guias de recolhimento dos encargos sociais e tributos afins;

    • Atendimento das demais exigências previstas na legislação, inclusive o E-SOCIAL.